terça-feira, 3 de janeiro de 2012


Como acabar com o inchaço

Aprenda a evitar a retenção de líquido com uma dieta anti-inchaço rica em potássio, magnésio e água

Destaque da Matéria
Beba pelo menos 1,5 litro de água por dia para estimular a filtragem do sangue e eliminar toxinas e urina, diminuindo o inchaço
Foto: Shutterstock
Sabe quando você come além da conta ou toma umas bebidinhas a mais e o corpo acaba ficando meio inchado e desconfortável? É resultado da retenção de líquido. Muitas mulheres sofrem também no período da TPM.

“Esse problema é causado pela distribuição desorganizada dos líquidos corporais, que se acumulam no tecido subcutâneo em vez de permanecer nos vasos sanguíneos”, explica a nutróloga Luciana Carneiro, membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica.

Causas e cuidadosAs causas são variadas, como uma alimentação com excesso de sódio, alterações hormonais ligadas ao ciclo menstrual, problemas renais, hipertensão arterial, hipotireoidismo e o uso de alguns medicamentos.

Se você sofre com esse problema, saiba que ter uma alimentação rica em potássio, cálcio e magnésio e praticar exercícios físicos ajudam a preveni-lo e aliviam os sintomas.

Confira uma sugestão de cardápio elaborado pela nutricionista Luciana Carneiro e comece a dar fim a esse problema...
Destaque da Matéria
Abuse dos chás sem cafeínas, como o verde, de alho, de carqueja, erva-doce e camomila
Foto: Getty Images

Café da manhã

- 2 fatias de pão integral
- 1 colher de sopa de requeijão light
- 1 xícara de chá de erva doce
- 1 fatia de melancia

Lanche da manhã

- 2 fatias de abacaxi ou 1 maçã

Almoço

- 1 prato de salada verde com alface, agrião, aipo e pepino
- 3 colheres de sopa de arroz integral
- ½ concha de feijão
- 1 bife grelhado
- 1 pires de berinjela cozida
- Sobremesa: 1 pêra

Lanche da tarde

- 1 torrada com queijo cottage
- 1 copo de suco de melão

Jantar

- 1 prato fundo de sopa de legumes: chuchu, cenoura, folhas de beterraba e peito de frango
- Sobremesa: 1 pires de morangos

Por que beber água emagrece?

Um estudo da Universidade Virginia Tech, nos EUA, provou que a água, além de fazer bem para a pele e os cabelos, também ajuda a emagrecer. Os pesquisadores observaram 48 pessoas por três meses. Metade delas tomava meio litro de água antes das refeições, a outra metade, não. No final da pesquisa, o grupo que ingeria mais água perdeu em média 2 kg a mais que o outro grupo. "A água tem a capacidade de dissolver gorduras, o que torna o resultado do emagrecimento mais efetivo", explica a nutricionista Marilize Tamanini, de Curitiba. O líquido também ajuda a eliminar toxinas, atenuando processos inflamatórios (como a celulite), e aumenta o gasto de energia, já que o corpo tem que trabalhar mais para metabolizar a água.

Conheça as águas que mais emagrecem

- Gelada: O corpo precisa queimar calorias para aquecer a água ingerida, até que ela atinja a temperatura corporal. Isso é chamado de efeito termogênico. Vale a pena tomar um copo de água gelada antes das refeições para acelerar a queima das calorias ingeridas.

- De berinjela ou linhaça:
Deixe uma berinjela cortada em cubos ou uma xícara de linhaça de molho em 200 ml de água de um dia para o outro. Coe e tome o líquido em jejum. Essas águas são ricas em fibras e fazem o intestino funcionar melhor. No caso da berinjela, a água ainda ajuda a absorver a gordura e eliminá-la, graças ao tipo especial de fibras desse vegetal.

Para ficar mais gostoso!

- Com frutas:
Para quem quer sentir um gostinho enquanto bebe água, a nutricionista Marilize Tamanini sugere usar frutas, mas sem açúcar. Uma opção é colocar gotas de limão ou laranja. Outra dica é fazer gelinhos de frutas. Pique morango, abacaxi ou kiwi em pedaços bem pequenos, coloque em forminhas de gelo até metade e complete com água. Depois de congelar, coloque os cubos em um copo e complete com água.

O cardápio da Fabiana

Café da manhã - 1 iogurte desnatado ou 1 fruta

Dica da nutricionista: acrescente um copo de água gelada em jejum.

Lanche da manhã
- 1 salada de frutas ou 1 barrinha de cereal

Dica da nutricionista: acrescente um copo de água.

Almoço
- 1 bife de frango grelhado / 2 colheres (sopa) de arroz / 1 porção de batata cozida / 1 colher (sopa) de linhaça / 1 copo (200 ml)de suco de limão / 1 fruta

Dica da nutricionista: inclua verduras e legumes e tome um copo de água depois do almoço.
Destaque da Matéria
Foto: Getty Images
Lanche da tarde
- 6 cookies integrais diet / 1 copo (200 ml) de suco de fruta

Dica da nutricionista: acrescente um copo de água. Troque alimentos dietéticos por integrais com fibras.

Jantar
- 1 prato de sopa de carne de sol com macaxeira ou 1 miojo / 1 copo (200 ml) de suco de fruta

Dica da nutricionista: troque a macaxeira por um legume menos calórico, como abobrinha ou berinjela. O miojo é pura gordura. Substitua por macarrão cabelinho de anjo, que também cozinha rápido. Tome um copo de água depois do jantar.

Ceia - 3 bolachas água e sal light com queijo branco

Dica da nutricionista: evite carboidratos nesse horário. É melhor comer uma pera. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário